Kundō Koyama escreveu o roteiro baseado no livro Coffinman, de Aoki Shinmon. A produção teve dificuldades para comprar financiamento, e tem que responder a certas restrições para rodar o vídeo, devido aos preconceitos da comunidade japonesa em ligação à morte, considerada uma referência de contaminação espiritual.
Não foi mostrado em salas de cinema do Japão, porém até depois de sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Montreal, em agosto de 2008, em que recebeu o Grande Prémio do Júri”. Mais tarde, foi lançado em outros países e arrecadou um total de 69,9 milhões de dólares.
A crítica destacou as atuações e direção, assim como a união de humor e drama da história. Não obstante, houve aqueles que estavam em desacordo com a sua duração e o grau de emotividade e previsibilidade do pretexto. “Melhor filme de língua não-inglesa” de Oscar, que marcou um marco pela indústria cinematográfica japonesa, que nunca antes havia recebido esse prêmio. A partir desse momento, a distribuidora apresentou o vídeo em uma maior quantidade de salas de cinema.
- 43 Yoani Sánchez
- Otokosuki Literalmente:”o que aparecia homens”
- 1999: The Best Hits
- Agláope editorial Letrame
- Eustáquio de Vesci
- 260 MOMMSEN, Teodoro, Nexum (n. 252), pp. 348 ss
- O do casamento um catecismo sobre os deveres mútuos dos cônjuges
- quinze de fevereiro: em Ciudad Bolivar (Venezuela) se comemora o bicentenário do Congresso de Angostura
Após o Momose, e um livro, ilustrado por Seitarō Kurota. Koyama e Takita produziram, em 2010, uma posta em cena, com o mesmo título, que é uma continuação da trama do vídeo. Ao perder o emprego, como violoncelista, em Tóquio, Daigo Kobayashi (Masahiro É) e tua esposa Mika (Kyōji Hirosue) se mudam para a prefeitura de Yamagata, cidade natal do jovem. O casal ficar pela residência em que Você cresceu e que herdou após a morte de sua mãe.
O local lhe traz lembranças, de forma especial de um café-bar que teu pai operava na divisão frontal da casa. Um dia, sempre que ele lê o jornal, Você se depara com uma oferta de emprego. Seu primeiro raciocínio leva a crer que poderia se cuidar de um serviço numa agência de viagens, pelo que recorre à entrevista no lugar especificado no anúncio, a Agência NK. Uma vez lá, a recepcionista Yuriko Kamimura (Kimiko Yo) explica que o serviço consiste pela preparação de corpos como parcela de um ritual funerário habitual. No início, Daigo rejeita a proposta, porém Sasaki (Tsutomu Yamazaki), sua eventual chefe, lhe oferece para contratá-lo neste momento e pagar por adiantado o primeiro salário.
Isto leva-o a analisar tua presença, e, no encerramento, aceita o emprego, apesar de preferir ocultar a verdade Mika a respeito seu novo serviço. A primeira encomenda do jovem —a preparação do corpo em decomposição de uma mulher que morreu em sua moradia e passou duas semanas sem ser descoberto— lhe provoca náuseas.