“tratado, estudo, ciência) é a ciência que estuda os seres vivos e, mais especificamente, tua origem, sua expansão e tuas propriedades, nutrição, morfogénese, reprodução (assexuada e sexual), submucosa, etc. A escala de estudo vai desde os átomos biofísicos até sistemas complexos.
A biologia moderna é dividido em sub-disciplinas de acordo com os tipos de organismos e a escala em que se estuda. A biologia molecular é o estudo da química fundamental da existência, enquanto que a biologia smartphone tem como equipamento o check-up da célula, isto é, a unidade de construção básica de toda a vida.
A um nível mais grande, a fisiologia estuda a suporte interna do corpo. Os campos biológicos da botânica, da zoologia e da medicina surgiram desde os primeiros momentos da civilização, durante o tempo que que a microbiologia foi introduzida no século XVII, com a descoberta do microscópio. Porém, não foi até o século XIX, quando a biologia se unificou, uma vez que se constataram correspondência em todos os seres vivos e estudaram-se como um conjunto.
A biologia é uma ciência que abrange um vasto campo de estudo que, várias vezes, são tratadas como disciplinas independentes. Todas elas juntas, estudam a vida numa ampla faixa de escalas. A vida é estudado à escala atómica e molecular, biologia molecular, bioquímica e genética molecular.
- 1 Histórico de publicações
- seis Roxo em português
- Não explica o uso certo do padrão
- 22 ¡Venha o segundo encontro da comunidade da Wikimedia Brasil
- Não é esta a primeira vez que interpreta o papel de um Rei de Portugal
- Cinza
Desde o ponto de vista celular, estuda-se em biologia smartphone, e a grau pluricelular estuda-se em fisiologia, anatomia e histologia. Do ponto de vista da ontogenia ou desenvolvimento dos organismos, a grau individual, que estuda a biologia do desenvolvimento. A biologia é, assim como, uma das principais ciências do karst objeto de espeleologia, ocupando-se dos organismos que vivem em cavidades subterrâneas. No momento em que se amplia o campo de mais que um organismo, a genética é o funcionamento da herança genética dos pais e à sua descendência. A ciência que estuda o comportamento dos grupos é de interdependência, ou melhor, de mais de um ser.
A genética de populações observa e analisa uma população inteira e a genética, sistemática é linhagens entre espécies. As populações interdependentes e seus habitats são examinadas em ecologia e biologia evolutiva. Um novo campo de estudo é a astrobiologia (ou xenobiología), que estuda a alternativa de vida além da Terra.
