Desde a reinstauração da Generalitat Valenciana, houve 7 presidentes da Província, ao que se precisa somar um outro, que foi presidente do Conselho do País Valenciano, ente pré-autonómico da Comunidade Valenciana. O primeiro presidente foi Henrique Monsonís Domingo, mas o primeiro que foi eleito democraticamente pelas Cortes Valencianas é Joan Lerma i Blasco. Desde 27 de junho de 2015 ostenta o cargo de presidente da Generalitat Ximo Puig, líder do CATEGORIAS ocultas:.
os presidentes e ex-presidentes da Província, que lhes cabe o tratamento de “última reserva: Honorável Senyor”, o que se traduz em inglês como “Muito Honrado Senhor”, bem que a fórmula oficial é só em valenciano. Gabinete do presidente: Arcadi Espanha Garcia. Direcção-geral de observação e políticas públicas: vaga.
Direcção geral de relações com as Cortes: Antonio Torres Salvador. Direcção-geral da administração local: Antoni Such Garrafa. Direcção geral de relações com a União Europeia e o Estado: Regina Lagoa Micó. Direcção-geral de relações de lançamento e promoção institucional: Ximo Clemente Nebot.
Direcção-geral do turismo: a vaga. Jo (nom c) jure (ou promet) que aitant com tindré o càrrec de Presidente da Generalitat acataré a Constitució i l’Francês d’Autonomia, sense engany i guardarei fidelitat da Generalitat Valenciana. Eu (nome completo) juro (ou eu prometo) que logo que tenha o cargo de presidente da Generalitat acataré a Constituição e o Estatuto de Autonomia, sem engano e guardarei a fidelidade à Generalitat Valenciana. O presidente da Generalitat, depois de deliberação do Conselho, poderá suscitar, perante as Cortes Valencianas a charada de confiança a respeito do teu programa, uma decisão política ou um projeto de lei, conforme o determinado no Estatuto de Autonomia.
Do mesmo jeito, as Cortes Valencianas conseguem requerer a responsabilidade política do presidente da Generalitat, pela adoção de uma moção de censura, conforme o disposto no Estatuto de Autonomia. Sim, a câmara aprova a moção de censura, o candidato incluído na mesma domina-se investido de certeza da câmara, comunicando-o presidente das Cortes ao rei os efeitos da nomeação.
Mas, se a moção de censura não for aprovada, os seus signatários não podem apresentar outra durante a mesma sessão. Segundo a lei de regulação dos símbolos da Comunidade Valenciana e a tua utilização, o presidente da Generalitat, você poderá usar o Estandarte da Generalitat Valenciana como roteiro para o teu atendimento a todos os actos oficiais.
- Bruno d’Eguisheim-Dagsbourg, o papa Leão IX (1002-1054), santo
- Se integra a classe de Pioneiros que mais tarde (1970) se chamaria Orientador
- Membro do Júri do Prémio de Honra das Letras Catalãs, outorgado por Òmnium Cultural[40]
- Palácio de Urdanibia: Construído em 1612
- Torbjorn Tannsjo, “Deus e a Moralidade” (2001)
- 1990: Goodfellas
O Estandarte da Generalitat Valenciana é constituído pelo Escudo da Comunidade Valenciana, a respeito de fundo vermelho habitual ribeteado de ouro. A representação boa da Comunidade Valenciana, sem prejuízo dos poderes conferidos por normas a outros órgãos do Governo.
Manter as relações com as algumas Instituições do Estado, sem prejuízo das competências atribuídas a esse respeito, os conselheiros. Assinar os Convênios e Acordos de cooperação com a Administração do Estado e as algumas Comunidades Autónomas. Nomear os altos cargos da Comunidade Valenciana que as Leis determinarem.
Solicitar das Cortes Gerais, mediante acordo das Cortes Valencianas, o colégio de ditar normas legislativas em matérias de aptidão do estado, de conformidade com a Constituição e o Estatuto de Autonomia da Comunidade Valenciana. Solicitar à Administração do Estado, mediante o acordo do Conselho, a transferência ou delegação de competências previstas no Estatuto de Autonomia da Comunidade Valenciana. Promover as peculiaridades do público valenciano e solicitar a participação dos valencianos, pela existência política, económica, cultural e social.